Um dos meus trabalhos é exatamente ensinar as mulheres a ressignificarem seus ciclos, porque, normalmente, estão vivendo-o através de uma orientação que não é a delas. E isso gera grandes problemas, sendo o principal deles, o afastamento da sua própria natureza. Hoje, eu venho trazer esse trabalho para vocês, homens! Já faz um tempo, que os homens, principalmente, maridos/companheiros de alunas vem me perguntando sobre esse tema, para ajudá-los a muito mais do que querer compreender o universo feminino, mas sim respeitá-las. E creio que essa será a grande chave da proposta de hoje. Respeito mútuo.

Mulheres são de Vênus e os homens são de Marte

Sim, se pensarmos nos dois como um dos arquétipos que representam cada um de nós. Porém, cada um de nós tem os dois, porque somos seres integralmente femininos e masculinos, além de gêneros/sexos. Porém, antes de qualquer coisa, precisamos fazer as pazes e entender como essas energias funcionam em nós, para podermos nos despir dos estereótipos que acabam gerando uma grande confusão e virando uma prisão para nós. Digo isso, porque as mulheres são diferentes dos homens e os homens são diferentes das mulheres e está tudo bem. Vamos respeitar isso e não viver sobre uma “imposição velada” do que cada um pode ou não, ou do que cada uma é ou não. O convite é para a verdadeira liberdade e autenticidade.

Mulheres Filhas da Lua e homens Filhos do Sol

Sim, precisamos entender que as mulheres são cíclicas e não tem uma consistência de vida igual a dos homens. Os homens, por serem de natureza mais Solares, seguem uma orientação mais regular e linear. O Sol leva 225 milhões de anos para completar sua revolução ao seu redor e a Terra leva 365 dias e 6 horas para completar sua revolução ao redor do Sol. Já a Lua faz a sua revolução em 27 dias, 34 minutos e 7 segundos. Ou seja, ela é bem mais rápida. E por que estou dizendo tudo isso? Porque muitas vezes, os homens esperam que as mulheres tenham uma consistência muito regular e inalterável, o que não é verdade. As mulheres possuem uma consistência mensal, que varia de semana para semana, e assim também são as suas habilidades, capacidades e processos mentais, físicos e emocionais. Isso não faz das mulheres, instáveis, mas faz delas, seres mutáveis e com capacidades diferentes e distintas a cada período regular de tempo. E isso precisa ser aproveitado ao seu máximo no tempo certo.

As Mulheres são Muitas em uma só

Simplificando ao máximo, as mulheres tem 4 grandes fases em seu ciclo, e sendo assim, elas são, pelo menos, 4 mulheres diferentes ao longo do mês que se alternam regularmente. Cada uma dessas mulheres e os arquétipos do feminino que carregam trazendo uma habilidade, uma manifestação e uma expressão que são completamente únicas. Portanto, você deve saber que a sua forma de abordar uma mulher tem que ser diferente a cada semana. Não adianta querer “chegar” sempre da mesma maneira. Porque ela já mudou de uma semana para outra. Se você entender isso e abrir mão da rigidez e teimosia, ficará tudo muito mais fácil. Mude suas expectativas! Se você se alinhar com esse fato, você será melhor recebido e também a mulher irá recebê-lo melhor. Quando as coisas estão alinhadas e são respeitadas, as mulheres podem usar suas habilidades ao máximo, agir mais adequadamente, conseguem se comprometer, usar sua criatividade e capacidades, respondendo aos homens e ao mundo de forma mais positiva.

O melhor das mulheres e do feminino

Se entendemos como é o fluxo interno do feminino em cada mulher, que cada semana uma “mulher” estará atuando e trazendo sua singularidade ao mundo, conseguiremos nos relacionar de forma mais natural, orgânica e respeitosa. Muitos dos conflitos que acontecem diariamente, é que a mulher é solicitada para fazer algo que não é adequado ou natural para ela naquele período, e por não conseguir atender/responder 100% ao que foi solicitado fica frustrada ou achasse incapaz. O que não é verdade. A mulher tem uma maior variedade de ferramentas e capacidades ao longo do mês, sabendo identificar isso, faz com que agende-se para realizar as coisas no período em qual o realizará- melhor! Todo mundo sai ganhando! Vamos então, de forma prática, clara, rápida e objetiva ver um pouco como são as mulheres ao longo do mês?

UM GUIA FEMININO PARA OS HOMENS:
Abordagem, Capacidades e Adaptação

Fase Pré-Ovulatória

A mulher está no ápice da sua capacidade de concentração, dinamismo, disposição, voltada para sucesso, conquistas e resultados rápidos.

Capacidades e aptidão para esta fase são: concentração, planejamento e pesquisas, iniciar projetos ou aprendizado de algo novo/difícil, pensamento racional, lógico e estruturado, motivação e expansão.

O que é bom fazer nessa época: Planejamentos, tarefas que exijam lógica e racionalidade, trabalhar mais horas ou realizar tarefas que exijam energia e disposição física, iniciar projetos, sair para fazer trabalhos de campo, entendimentos de trabalhos complexos e difíceis. Deixe-a tomar suas atitudes e iniciativas e ter espaço para trabalhar por conta própria. Explique o que deseja e o que precisa ser feito de forma rápida, lógica e prática e que seja do interesse dela, pontuando as razões e motivações. Deixe-a fazer coisas somente para elas. Coisas que elas tem vontade e que as beneficiem. Você pode até incentivar! É ótimo para fazerem coisas sozinhas. Essa é uma fase que os homens e a sociedade desejaria que as mulheres ficassem para sempre, mas, elas não são assim o mesmo todo, apenas 1/4 do ciclo total. Não queira que seja assim o tempo todo, e está tudo bem. Aproveite e deixe-a aproveitar também! A sexualidade também é mutável e deve assumir novas formas. Nesta fase, a mulher, geralmente, está mais independente e sua autonomia faz com que possa explorar mais a sexualidade e o sexo, em si. Usemos e abusemos dessa energia, vigor e potência!

Fase Ovulatória

A mulher está com maior capacidade de ajudar o outro pelo aumento de empatia, uma fase muito sociável e de confiança emocional.

Capacidades e aptidão para esta fase são: comunicação, trabalho em equipe, flexibilidade, excelente para fazer networking, reuniões, atender funcionários e ouvi-los, tomar decisões que sejam ótimas para todas as partes envolvidas, produtividade.

O que é bom fazer nessa época: Suporte para equipe, funcionários e projetos, realizar trabalhos em equipe ou reuniões onde precisa-se vender/convencer, ouvir opiniões dos funcionários ou equipe, conversar com chefe/funcionários, tomar decisões considerando todos os lados envolvidos, reuniões e networking, vender produtos ou projetos com sucesso, realizar/manutenção de parcerias/sociedades e liderança. Aproveite para nesta fase validá-la e elogiá-la. Assim, como oferecer tarefas e oportunidades para ouvir, aconselhar, ensinar ou treinar, porque será muito proveitoso. Conduzir reuniões, fazer apresentações onde ela está a frente ou negociações, como mediadora. Excelente para jantares com a família, fazerem coisas entre vocês, a dois, ótimo para pedirem suas mulheres em namoro/casamento, cuidarem do relacionamento e ideal para DR’S (discutir a relação). Porém, não abuse da generosidade da mulher neste período. Ele vai fazer tudo para os outros, porque sua orientação está voltada para o outro e para o sentir. Assim, como na fase anterior, não espere que ela fique assim o mês todo. Tem hora e momento para tudo, e essa fase irá passar. Aproveitemos enquanto é tempo e depois, desapegue. Porque senão será pior, inclusive para a mulher que pode se achar na obrigação ou achar que tem que ser assim o tempo todo. Não. Vamos mudar essas paradigmas. Com relação a sexualidade, é uma fase regida pelos sentimentos. Então, o sexo segue essa intenção. Pode tanto ser e precisar ser muito amoroso e até dando mais atenção a sensorialidade, quanto um pouco mais intenso e feroz.

Fase Pré-Menstrual

Uma fase onde suas energias oscilam: muita e pouca. Muita inspiração e pensamentos inovadores, excelente para revisar, organizar, com necessidades para pausas e descanso.

Capacidades e aptidão para esta fase são: análise crítico e capacidade de encontrar erros, falhas e problemas, criatividade intuitiva, energia voltada para mudanças e resolução de problemas.

O que é bom fazer nessa época: excelente para revisar e editar, identificar problemas e soluções, análise crítica, reorganizar, revisar e reciclar, controlar situações e projetos, realizar diversos trabalhos, principalmente os que não necessitem de foco e aprofundamento, mas sim, pensar fora da casinha, usar a inspiração e trabalhos que podem ser realizados sozinhos. É preciso dar espaço nesta fase ou apenas dar suporte. As duas coisas podem acontecer por conta da queda de energias mentais e físicas, aumento da sensibilidade, distração e alternância entre picos de disposição, criatividade e vontade, com momentos de cansaço, dispersão e frustração. Não é fase ideal para negociar, racionalizar, dar trabalhos que exijam muitas horas e disposição e foco, e nem também, não dar nada, deixá-la ociosa.  Seja flexível e compreensivo. Priorize. Evite cobrar e pressionar. Esta pode ser uma excelente fase para momentos “eureka” e idéias inovadoras! Período nada ideal para DR’S (discutir a relação). O sexo nesta fase tem que ter o “timing” certo. Uma hora ela pode estar querendo que a jogue na parede e outra que nem chegue perto. Saiba respeitar isso. Ou aproveite a brecha ou deixe-a em paz. O sexo tem que ser prazeroso e desejoso pelos dois. O sexo pode ser compartilhado através de massagens, carinhos, beijos e gentilezas. Muitas vezes isso vale mais do que qualquer penetração. Aliás, sexo não é só penetração. Por favor, vamos crescer além disso. Está é uma fase onde podemos fazer um sexo de almas, ir mais fundo, permitir-se fundir-se ao outro. Mas, nem sempre as pessoas estão dispostas a isso. É uma oportunidade de quebrar barreiras e descobrir toda uma outra esfera de prazer, deleite e interação sexual, aquela que une os corpos e os espíritos.

Fase Menstrual 

Uma fase onde suas energias estão muito baixas e toda sua atenção voltada para dentro. Reflexiva. Necessidade de solitude, descansos e recolhimento.

Capacidades e aptidão para esta fase são: criatividade reflexiva, entender o cerne das questões, imparcialidade, voltada para o sentir, solidão desapego.

O que é bom fazer nessa época: Rever ou distanciar-se um pouco de pessoas, trabalho e relações, rever seus princípios, metas e graus de importância, selecionar o que é importante manter e o que é preciso eliminar, rever metas/direções de vida e carreira, aproveitar as reflexões criativas, capacidades de visualizar e criar mental e também aumento de intuição para lidar com tudo, melhor ainda, se puder fazer isso sozinha e colocar em prática na fase pré-ovulatória com sucesso, foco e determinação. Seria excelente permitir tempo para ela e redução de trabalho e pressão para que as coisas sejam feitas para amanhã ou imediatismo. Pelo contrário, oferte coisas/sugestões/temas/tarefas que possam ser refletidas, pensadas, consideradas e digeridas nos próximos dias. Para que ela possa trazer sugestões e respostas após essa fase. Terá ótimos resultados, deixando livre para que as coisas venham a superfície no seu tempo. Porque virão! Pode ter certeza! Para aqueles que podem, é uma ótima fase para deixá-la trabalhar em home office, assim podem descansar mais e voltarem com mais disposição após a menstruação. Respeitando essa fase e o que o corpo/mente naturalmente pede que é pausa/descanso, as mulheres sofreriam com menos cólicas e indisposições emocionais que geram conflito, simplesmente pelo fato de que elas não queriam estar ali fazendo coisas, enquanto sua natureza pede solidão e recolhimento. Todo mundo sairá ganhando! É um ótimo período para vocês fazerem algo pelas suas mulheres: deixem-nas em paz quando elas quiserem, mimem quando precisarem, cuidem com mais afinco das tarefas de casa e quem sabe façam uma sopa/comida para elas. Se tem algo que eu gostaria muito neste período é que alguém fizesse isso por mim e não ficasse me cobrando/pedindo coisas. Porque essa é uma fase de “pouco me importo” ou “dou de ombros” para tudo que você falar para mim…eu quero estar comigo e só comigo, e isso já é esforço o suficiente. A menstruação é bem particular para cada uma. Tem vezes que pode dar vontade de ter relação e outra que realmente não queremos nada dentro de nós, porque é uma fase de esvaziar. Então, é melhor desenvolver sua capacidade de observar os sinais e também deixá-la com espaço.

Espero que esse breve guia, já possa ser de grande auxílio para entender um pouco como a energia do feminino se manifesta dentro das mulheres. Conforme você coloca isso em prática com sua parceira, com suas funcionárias e com as mulheres da sua vida, tenho certeza, que o Feminino Sagrado que habita dentro de você também já começará a movimentar-se positivamente, porque você também estará honrando as forças que existem dentro de você, permitindo-as espaço para existir e começar a fazer contato com você e encontrar caminho para expressar-se no seu exterior.

por Ana Paula Malagueta

Copyright © Todos os direitos reservados.

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é protegida por LEI.

Para usar este texto entre em contato com a autora.

Pin It on Pinterest

Share This