Dos dias 01 de Outubro até o dia 10/10, será celebrado as faces do feminino do Divino. É como uma Grande Novena, onde por 9 noites são realizados muitos rituais para conexão, honra e celebração de cada uma das 3 faces do feminino, em sua universal triplicidade, até culminar no 10 dia, que é conhecido como o dia da vitória. As datas do Navaratri são de acordo com a fase lunar, por isso, não caem todo o ano na mesma data.

Os três primeiros dias (01/10 – 03/10) são dedicados as deusas Durga/Kali focando-se na destruição e eliminação de todas as tendências negativas dentro de cada um de nós. Ofereça flores nas cores vermelha ou laranja, acenda uma vela de umas dessas cores e repita o mantra a seguir por pelo menos 108x durante estes três dias é:

OM DUM DURGAYEI NAMAHA – Saudações à Mãe Durga
A Divindade Suprema é sem qualidades ou atributos, e como tal, contêm todas as qualidades e atributos. Os princípios masculinos são importantes, porém, por necessidade, precisam ser equilibrados com os princípios femininos, pois, masculino e feminino são os lados opostos da mesma moeda. Durga representa o lado maternal de Deus. Ela é a força, shakti, através do qual a Divindade se manifesta, pois Durga é poder. Ela é a protetora e a benfeitora. De acordo com a mitologia hindu, chaitanya ou pura consciência, de Brahma, Vishnu e Shiva foram unidas para formar a Mãe Durga. Ela é comumente representada montando um Tigre e possuindo oito braços, onde carrega flores e armas para proteção e concede o gesto de benção.          

Os três próximos dias (04/10 – 06/10) são dedicados a deusa Lakshmi, porque após realizar toda a limpeza, eliminar todas as impurezas e negatividades, podemos então convidar as bênçãos da deusa, que concede fertilidade, saúde, prosperidade e toda a bem-aventurança. Ofereça flores nas cores amarela ou rosa, acenda uma vela amarela ou rosa e repita o mantra a seguir por pelo menos 108x durante estes três dias, como a seguir:

OM SRI MAHA LAKSHMYAI NAMAH – Saudações à Mãe Lakshmi
A Deusa Suprema, MahaLakshmi, é a própria mãe sagrada. É tida como a incorporação de três qualidades, condições prévias para a criação da vida: SATTVIKA (pureza), TAMASA (o que está escondido nas trevas) e RAJASA (Atividade espiritual).

 

Os últimos três dias (07/10 – 09/10) são dedicados à Saraswati, quando estamos prontos para através do acesso à nossa mais profunda sabedoria revelar e manifestar a pureza do nosso ser e sua total radiância. Ofereça flores brancas e velas brancas. Repita pelos menos 108x durante os três dias o seguinte mantra:

OM AIM SARASWATYAI NAMAH – Saudações à Mãe Saraswati
É o aspecto da Divindade que representa o estudo (aprendizado) e o conhecimento (sabedoria) das artes e da música. É a consorte de Brahma e está envolvida na criação das novas ideias e coisas. É responsável por conceder sabedoria e conhecimento. É usualmente adorada pelos artistas.              

O último dia, que será no dia 10/10 é conhecido como o Dia da Vitória, onde o bem vence o mal. Onde a escuridão é substituída pela luz interior do verdadeiro despertar da nossa alma, após o ego ter sido conquistado (metáfora da derrota do demônio Mahisa/Raktabija). O ideal é realizar uma vigília, com flores colorida, uma vela representando a alma desperta e a vitória da luz e a repetição constante do mantra:

OM DUM DURGAYEI NAMAHA – Saudações à Mãe Durga

 

Copyright © Todos os direitos reservados.

ATENÇÃO: A reprodução parcial ou total deste texto é protegida por LEI.

Para usar este texto entre em contato com a autora.

 

Pin It on Pinterest

Share This